Dicas de Emagrecimento, Emagrecimento Saudável, Magrass, Saúde

Filhos de férias: Aventura e Saúde

Como deixar a alimentação do seu filho saudável e divertida?

A disposição que os pais às vezes têm de menos, os filhos têm de sobra. Em meio a tantas obrigações do dia a dia, nem sempre é fácil organizar as atividades da criançada e principalmente, a alimentação. O que fazer para tornar as férias saudáveis e divertidas?

Nós vamos te ajudar!

Uma alimentação balanceada é sempre indicada e ajuda a prevenir a obesidade infantil, que aumentou seu índice em dez vezes nas últimas quatro décadas. Lembrando que, o sobrepeso às vezes pode ser agravado por fatores genéticos ou desequilíbrio no metabolismo, não somente pela alimentação. A chance de corrigir isso na infância é muito maior que na fase adulta, é de pequeno que se aprende!

Estar de férias não quer dizer excluir a rotina, essa, deve estar presente na vida da criança que ainda está construindo hábitos e amadurecendo comportamentos. E sim, o maior exemplo vai começar pela família e dentro de casa.

A alimentação na infância é muito importante para o desenvolvimento e crescimento adequado. Além, é claro, de prevenir inúmeras doenças. Para envolver a criança com a alimentação de uma maneira descontraída, a sugestão é inovar:

1 – Mude sempre a maneira de preparar as refeições:

Utilize livros de receitas e imagens coloridas, de forma aos alimentos, converse sobre os benefícios daquela comida durante o preparo e também sobre as consequências do desperdício. Sempre que houver resistência a algum alimento, ensine de quantas maneiras diferentes ele pode ser preparado e como isso modifica o sabor de cada um.

2 – Tenha uma horta em casa:

Nem sempre é possível ter uma horta em casa, ok. Mas você pode, por exemplo, comprar vasinhos e plantar temperos e especiarias, incentive a criança a cuidar deles diariamente até dar o tempo de utilizarem em alguma receita, outra opção, é ir à feira juntos!

3 – Faça compras saudáveis:

Inclua a criança em todo o processo. Ela pode ajudar a faze a lista, a pegar os produtos na prateleira do mercado e sem dúvidas, aprender como pode ser legal estar em sua companhia, te ajudar e consequentemente, sentir disposição em auxiliar no preparo de tudo. Estimule seu filho a experimentar ingredientes novos, desperte o interesse dele pela variedade de alimentos.

4 – Faça da sua casa um bom ambiente para as refeições:

Na era em que vivemos é de costume que grande parte do tempo e energia das crianças seja dedicada ao mundo das tecnologias. A atenção e o foco delas também precisam ter um tempo delimitado para isso. Afaste as distrações nesse momento para que aprendam a comer sem pressa, mastigando devagar, sentindo o sabor do alimento em ambiente apropriado e seguindo uma dinâmica positiva para o organismo.

5 – Aprender também pode ser na base da brincadeira:

Você pode inserir dentro do momento culinário juntos, diversos jogos interativos, inventar novas receitas e dar novas cores e apresentações aos pratos.

É muito importante que durante as refeições das crianças, o responsável fique atento aos alimentos que ela gosta e os que ela recusa. Vale sempre persistir em tentar fazer com que encare a comida oferecida como nutritiva. Sorria, sirva em diferentes tamanhos, misture com outra coisa que ela gosta e também aceite que simplesmente pode não apreciar o sabor.

Para ajudar a instruir mais sobre educação alimentar infantil e adolescente, a Magrass criou o programa Faz Bem Nutrir, que você pode conhecer clicando aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *