Quando você resolve dar uma segurada na comida, seu cérebro já fica na defensiva, achando que é um ataque de fome iminente, em vez de entender que você só quer arrasar no biquíni. E aí é só “ladeira abaixo”, o resultado é aquela fome de leão. Seu organismo entra no modo sobrevivência, diminui o metabolismo e passa a gastar energia de forma bem lenta e econômica.
Você já sentiu como se estivesse presa nesse looping? Aquela sensação de estar seguindo uma dieta e, de repente, perder o controle e sentir um desejo incontrolável por todos os alimentos “proibidões”? Isso é o que chamamos de efeito platô.
Você sabe o que é efeito platô?
É a fase em que seu corpo se adapta totalmente à restrição energética. Seu metabolismo diminui, seu gasto calórico reduz e, consequentemente, seu gasto energético total também cai.
Agora, a pergunta do milhão: você está vivenciando um verdadeiro platô ou é uma questão de ajuste de hábitos saudáveis?
Mas aí você fala: "eu to fazendo tudo certinho"
O que é o certinho? O que está comendo? Qual a quantidade? Tem variedade alimentar? Faz atividade física? utiliza medicamentos? Quantas horas por noite está dormindo? O quanto de água está consumindo? Está fracionando o consumo alimentar? O funcionamento intestinal é eficiente?
Calma, o efeito platô faz parte do processo de emagrecimento. É cientificamente comprovado que após a fase inicial de adaptação, o corpo entra em uma etapa de resistência, se moldando a nova realidade de menos comida.
É nessa fase que a dieta rigorosa seguida por semanas a fio deve ser avaliada, para garantir que você não tenha uma privação nutricional. A consequência é o menor gasto energético total. Praticamente não há mais perda e o peso se estabiliza, o que consideramos um “platô”.
Como superar o platô!
Para superar essa fase, é necessário modificar o estímulo.
Isso pode ser feito pela prática de diferentes atividades físicas ou pela implementação de estratégias nutricionais inovadoras em relação ao que você vinha fazendo até agora.
Recado final: lembre que cada corpo é único e pode responder de maneira diferente, por isso, uma abordagem personalizada e profissional é essencial para continuar avançando em sua jornada de emagrecimento.
Está passando por uma fase assim? Procure a Magrass mais próxima de você e supere o efeito platô de uma vez por todas! Ah, e siga nossas redes sociais para ver mais dicas de emagrecimento, clique aqui.