Entenda como a sua saúde pode ser emocional e dicas para se tornar uma pessoa mais saudável e consciente das suas escolhas.
Quando temos uma boa relação com a comida, fazemos melhores escolhas alimentares e com isso, ingerimos nutrientes e vitaminas provenientes de uma alimentação saudável que favorece o bom funcionamento do metabolismo e sensação de bem-estar, refletindo em mais saúde física e mental.
O consumo de nutrientes adequados tem o objetivo de ajudar no equilíbrio da saúde, influenciando o cérebro e suas funções rotineiras. Estudos científicos comprovam que uma boa alimentação contribui para a produção dos neurotransmissores responsáveis por promover o bem-estar emocional. O equilíbrio do intestino e da microbiota intestinal também exerce influência na saúde cerebral e imunológica. Ou seja, a saúde emocional está ligada, sim, a alimentação.
O alimento não é sua única fonte de prazer
A fome emocional nos faz ter uma relação distorcida com a comida. Comer por outros motivos, por estar triste, cansado, ansioso ou com sede.
A tristeza, a irritação ou a angústia não vão embora se comermos uma barra de chocolate. Pode até trazer uma euforia momentânea, mas o mais adequado seria identificar estes sentimentos negativos, procurando o motivo deles.
Pode ter a ver com o momento que está vivendo, com o meio ambiente, com as pessoas que estão no convívio social, nível de estresse e diversos outros fatores. Por isso é importante entender muito bem quais motivos podem levar a “descontar na comida”.
Cuide das emoções. Se está ansioso, tenha consciência sobre isso. O primeiro passo é procurar entender porque está se sentindo assim. No lugar de abrir a geladeira encontre outras atividades para relaxar, como ler um livro, fazer uma atividade, escutar uma música que gosta, assistir vídeos engraçados, cantar, fazer uma caminhada, dançar, ligar para um amigo, fazer atividades com os filhos. Observar a proporção desses sentimentos na rotina, e se necessário, buscar ajuda profissional.
Estilo de vida e alimentação como aliados da saúde emocional
Dormir a quantidade adequada de horas é inegociável. Durante o sono, além de descansar, o corpo trabalha para manter o equilíbrio do sistema imunológico, endócrino, neurológico e de diversas outras funções. Neste momento há, por exemplo, a liberação de hormônios importantes como a leptina, responsável pela sensação de saciedade durante o dia. O ideal é dormir por pelo menos 7 a 9 horas por noite.
Estudos demonstram que a meditação permite diminuir sintomas da ansiedade e tornar o dia mais leve, sendo ótima para a saúde emocional. Investir em momentos de pausa durante o dia pode ser uma ótima escolha. A alimentação colorida vai além do emagrecimento. Apostar nos alimentos naturais como base do consumo alimentar garante nutrientes adequados que auxiliam no equilíbrio da saúde, influenciando o cérebro e as funções rotineiras.
O Triptofano, ômega-3, magnésio, vitaminas do complexo B, vitamina C, vitamina A, minerais como cálcio, zinco e ferro, compõem uma alimentação saudável rica em nutrientes para o controle do transtorno de ansiedade.
Estudos também afirmam que baixos níveis plasmáticos de vitamina D, a “vitamina do sol”, podem prejudicar a síntese de dopamina e serotonina, tendo maior risco de desenvolver depressão.
Os nutrientes não só podem diminuir os níveis de ansiedade, mas também a inflamação do corpo. Aliado a isso, o exercício físico, que não apenas diminui os sintomas da ansiedade, mas contribui para a liberação de hormônios do prazer e bem-estar.
Dicas de alimentos que não podem faltar na sua rotina:
Kiwi, morango, páprica, tomate, espinafre, chicória, alface, cogumelo, feijões, avocado, berinjela, laranja, maçã, semente de abóbora, chia, aveia em flocos, ovos, pistache, amêndoas, mamão. Veja também os benefícios das vitaminas e onde encontrá-las.
Gabrielle Santini
Nutricionista da rede Magrass
Apaixonada por nutrição comportamental e pessoas, é Especialista em Gestão de Pessoas e Coaching e Pós-graduanda em Nutrição Estética e Saúde da Mulher. Atua há 4 anos em Inovação, desenvolvimento, suporte e treinamentos na área de Nutrição da Magrass.
Acompanhe as redes sociais da Magrass e veja mais conteúdos como este!