Dia corrido, mente acelerada, num piscar de olhos um dia ou uma semana? A redução do sono é algo muito comum no cotidiano de muita gente.
Não, nossos programas de tratamentos saudáveis não mudaram. Mas preocupados sempre com o bem estar, hoje trouxemos para vocês alguns motivos importantes para manter uma boa rotina de sono. O que, afinal, também é sinônimo de saúde.
Quando se dorme menos, alguns comportamentos tendem a ser bem comuns, por exemplo, buscar por alimentos mais calóricos. Bom, quando seu tempo de descanso é reduzido e o dia seguinte é capacho do cansaço, o corpo sofre consequências hormonais. Os hormônios que estimulam a fome, aumentam e os hormônios que estimulam a satisfação, diminuem. Porque basicamente “saco vazio não para em pé” e seu corpo pede mais energia.
Os hormônios que não dormem durante o sono são:
- Leptina: Nos mantem satisfeitos dormindo, mas é a primeira a pedir o café da manhã;
- Grelina: Estabilizador da fome, quando a insônia “bateu na porta e eu abri”, esse hormônio influencia no aumento do nosso apetite em até 20%;
- Cortisol: Esse não só aumenta o apetite, mas acumula nossas gorduras;
- HGH (Hormônio do crescimento): Dormiu mal? A caloria transformada em gordura é garantida pela falta de HGH. Pois ele estimula o metabolismo.
Os hormônios produzidos enquanto dormimos são de extrema importância para funcionalidade do nosso corpo em seu estado de normalidade, ou seja, DURMA BEM!
De mãos dados com outros sintomas, vem o “eu prefiro evitar a fadiga”, porque o nosso corpo pede o fôlego para as atividades de costume. Essa situação toda pode além de tudo desregular a temperatura do corpo e afetar o gasto de energia. É assim que nascem as pochetes. Brincadeira, mas não tanto, porque é possível que aconteça!
Durante o sono, nossas gorduras são processadas em energia com mais agilidade, o metabolismo ganha outro ritmo e a perda de gordura também. Bom, a recomendação são de no mínimo 8 horinhas de sono diário e o segredo não é dormir além da conta, o verdadeiro efeito está na qualidade do sono. Como é que você pode estimular isso?
DICAS:
- Dormir no mesmo horário ou aproximadamente todos os dias (inclusive, aos finais de semana);
- Ficar de olho na alimentação e conduzi-la de forma saudável e balanceada;
- Fazer exercícios para liberar a endorfina com ao menos 4 horas de antecedência do “boa noite”;
- Manter a vitamina D em dia;
- Não tomar café depois das 15h.
Uma dica pessoal, se desconecte dos meios digitais por pelo menos 30 minutos antes de fechar os olhos, esqueça os eletrônicos e relaxe de verdade. O amanhã vai estar ali e você precisa de disposição para ele. Não se cobre tanto, todos merecemos boas noites de sono e a insônia às vezes é resultado de péssimos hábitos que podemos e conseguimos mudar.