É comum associar o verão a hábitos de vida saudáveis. Por isso, não é a toa que o número de pessoas praticando alguma atividade física, próximo desta época, aumenta consideravelmente. Assim como a procura por alimentos considerados mais leves, como frutas e verduras.
Estimuladas pelo desejo de emagrecer e ficar em forma para a estação mais quente do ano, as pessoas acabam mudando toda a sua alimentação e suas rotinas em busca de mais saúde.
Mas nem sempre conseguem fazer as melhores escolhas e atingir os resultados que desejam.
Alimentos de verão
Já não é segredo para ninguém que, quanto mais colorido o prato mais nutrientes estamos ingerindo. E o calor excessivo, nesta época, parece que pede refeições ainda mais coloridos para aguentar as altas temperaturas com ânimo e disposição.
Porém a ida ao supermercado pode se tornar um tanto salgada, pois na vontade de se alimentar bem, acabamos comprando todos os tipos de vegetais. Até mesmo aqueles que estão fora da estação, encarecendo as compras.
Alimentos “fora de época” exigem um investimento maior para serem produzidos, porque dependem de tecnologias que simulam as condições climáticas que necessitam para crescerem. Além de ter a possibilidade de conter uma taxa maior de defensivos agrícolas que mantêm as pragas longe.
Outra questão é que todos estes alimentos são benéficos para ajudar a manter a saúde em dia, porém, o que muita gente não sabe é que algumas frutas e legumes contribuem mais que outros para quem está em processo de emagrecimento. Isso porque possuem índice glicêmico menor e maior proporção de fibras, comparados aos demais.
Por este motivo, separamos uma lista de frutas e hortaliças desta estação, bem como seus benefícios para te ajudar a fazer as melhores escolhas e ainda por cima economizar nas compras de supermercado.
Frutas da estação
Fontes ricas de diversas nutrientes como a vitamina A e C as frutas da estação mais indicadas para você que está em processo de emagrecimento ou que pretende perder uns quilinhos são:
- Abacaxi
- Acerola
- Ameixa
- Amora
- Carambola
- Cereja
- Figo
- Framboesa
- Goiaba
- Kiwi
- Laranja
- Limão
- Maçã
- Mamão
- Melão
- Nectarina
- Pera
- Pêssego
- Pitaia
- Romã
- Tangerina
Hortaliças da estação
- Acelga
- Alface
- Almeirão
- Alho
- Aspargos
- Berinjela
- Brócolis
- Cebolinha
- Chicória
- Coentro
- Couve
- Erva-doce
- Escarola
- Espinafre
- Feijão
- Hortelã
- Jiló
- Louro
- Manjericão
- Mostarda
- Nabo
- Orégano
- Palmito
- Pupunha in natura,
- Rabanete
- Repolho branco
- Rúcula
- Salsa
- Salsão
- Maxixe
- Pepino
- Pimentão
- Tomate
Micronutrientes
Todos estes nutrientes reunidos se complementam e acabam ajudando na absorção de outros que também são necessários para manter a saúde em dia.
São importantes para o crescimento saudável de cabelos e unhas, aspecto saudável da pele, combate dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento da pele, além de auxiliarem na prevenção de diversas doenças, dentre elas o câncer.
A falta de algum destes micronutrientes também pode trazer graves consequências como dores, osteoporose, paralisia no nervo ocular, anemia e muitos outros.
Uma vida saudável começa pelas suas escolhas no prato e se você tem vontade de mudar sua alimentação, mas sente dificuldade e não sabe por onde começar, aí vai uma dica.
Comece a inserir alimentos que menos gosta junto dos alimentos que mais gosta.
Por exemplo: faça um “saladão” com todos os ingredientes que você costuma comer e coloque apenas um dos alimentos ao qual quer se adaptar. Primeiro em quantidades pequenas e ao longo dos dias vá aumentando. Isso vai fazer você criar um hábito e se acostumar ao novo sabor.
Assim que se adaptar inclua outro alimento e assim por diante.
Faça esse teste, você vai sentir a diferença no seu corpo e na sua mente.