“Don’t worry pra não se estressar, be happy pra se alegrar, relax e tudo fica diferente”. Mart’nália – atriz, cantora, compositora, percussionista e instrumentista brasileira.
Quando estamos apaixonados o quarteto fantástico entra em ação, é quando se libera na corrente sanguínea esse conjunto de hormônios que nos proporcionam a sensação de prazer. Como despertar essa felicidade por meio das substâncias naturais presentes em nosso corpo? Você estimula seus hábitos felizes?
Não é necessário ser refém da paixão para experienciar esse conjunto de emoções. Afinal, manter estes hormônios em equilíbrio é muito importante, porque com seus auxílios, mantemos nosso sono em dia, podemos passar por menos estresse, evitamos ganho de peso indesejado e o mau humor.
Como alcançar esse equilíbrio? Segue o fio das dicas do romance que você pode desenrolar com seu organismo.
- Dopamina: é um neurotransmissor, ela ajuda nos nossos impulsionamentos e motivação de objetivos. Para aumentar a dopamina você pode fazer coisas como: meditar, dormir bem, evitar alimentos gordurosos, comer proteínas, consumir probióticos.
- Endorfina: a clássica dos filmes de ação. Ela tem efeito analgésico e ameniza as condições de estresse. Para liberar a endorfina é indicado que sejam praticados exercícios, boas risadas, relações sexuais e atenção as memórias positivas.
- Serotonina: neurotransmissor responsável por emanar prazer e paz. A falta do estímulo desse hormônio pode influenciar na depressão e mau humor. Para que ela seja liberada são indicados: exercícios, tomar sol e suplementação com nutracêuticos de acordo com recomendação de especialista
- Ocitocina: Ela age nos nossos instintos de confiança e auxilia no nosso comportamento social. É produzida no parto, na amamentação e no orgasmo. Como chamar ela pra jogo? Com contato físico (abraço, cafuné, massagem…), alimentação equilibrada (leite, ovos, peixe…), ou até mesmo adotar um bichinho de estimação, pois reduz o sentimento de solidão e instiga o bem estar.
Dada a lição, deixamos aqui um bônus de atitudes que podem se cumprir em nossas vidas, não necessariamente nesta ordem e nem como uma regra, mas vale o empenho para melhor desenvoltura diária.
DICAS:
- 1. Aprenda a se amar: nem sempre é fácil, mas reconheça os méritos das suas conquistas, por menores que elas sejam;
- 2. Seja autoconfiante: acredite na multiplicidade do seu potencial, você não precisa ser uma pessoa extremamente habilidosa em uma única coisa, está tudo bem abraça a amplitude do todo;
- 3. Dias ruins sempre vão existir: a dor também faz parte da conquista.
4. Seja positivo. Não precisa ser good vibes, mas pessimismo demais é aliado da autossabotagem; - 5. Seja gentil: gentileza gera gentileza, é bom sentir a nossa presença sendo necessária, valorizada e pertencente.
- 6. Reclamar é inevitável, porém, conduza sua vida para ter motivos para agradecer;
- 7. Desapegue-se dos padrões e estereótipos impostos socialmente.