Dicas de Emagrecimento, Emagrecimento Saudável, Magrass, Saúde

Probióticos e prebióticos: ué, não é a mesma coisa?

Bem provável que em algum momento da sua vida, você comeu algo que não caiu muito bem ou depois de vários dias comendo muitas besteiras, começou a sentir aquela azia, teve diarreia ou prisão de ventre, já aconteceu, né? 

Isso pode acontecer quando tem alguma alteração ou desequilíbrio da flora intestinal. O problema é, que quando mantemos uma má alimentação e não tratamos esse desequilíbrio, aumenta o risco de desenvolvermos intolerância à lactose, doença celíaca ou síndrome do intestino irritável. 

Então, fique de olho nos hábitos que podem prejudicar e desequilibrar a nossa flora intestinal. Alguns deles são o consumo de açúcar em excesso, gorduras saturadas, cigarro, álcool, estresse e sedentarismo. Mas sabe o que ajuda a equilibrar a flora intestinal? Alimentos probióticos e prebióticos!

Eles proporcionam equilíbrio na flora intestinal e ajudam a melhorar diversos sintomas e desconfortos. Sendo recomendados para diarréia, dores abdominais, constipação, vômitos e até mesmo para aliviar as sensações de estresse e ansiedade.

Além disso, eles ajudam no processo de emagrecimento, pois reduzem os processos inflamatórios nas células de gordura, favorecendo a perda de peso. Para quem sonha com a pele perfeita, pode contar com os probióticos também! Eles criam uma espécie de barreira contra os agentes inflamatórios que favorecem o aparecimento de acne e rosácea, sendo capazes também de melhorar a hidratação e a elasticidade da pele.

 

Probióticos

Conhecidos como “bactérias do bem”, são micro-organismos vivos que ajudam a manter a microbiota intestinal saudável.

Para aumentar a população de probióticos do seu corpo, você pode aproveitar os iogurtes naturais, kefir, leite fermentado naturalmente, queijo, tofu, chucrute, shoyo e muitos outros alimentos. 

Mas opte SEMPRE por esses produtos da forma menos industrializada possível, se não não adianta nada, já que eles concentram uma quantidade beeeem menor ou nada de probióticos.

Tá, mas o que são os prebióticos?

>Eles são definidos como carboidratos não digeríveis que estimulam o crescimento de bactérias desejáveis no intestino, mas de maneira mais simples, eles servem de comida para os probióticos.

Além de ajudar nos efeitos positivos dos probióticos, os prebióticos também favorecem a redução dos níveis de bactérias que causam doenças no intestino, melhoram a absorção de micronutrientes importantes, reduzem o risco de câncer de cólon, entre outros benefícios. Você encontra os prebióticos em alimentos como a cebola, alho, beterraba, tomate, cereais, cacau, aveia e podem estar presentes também no mel, entre tantos outros alimentos.

Assim como no caso dos alimentos probióticos, esses também não podem ser industrializados para realmente ter os bons efeitos prebióticos, ok?

E aí? Louca para comer umas bactérias agora, né? Então se joga e aproveite de uma flora intestinal equilibrada e uma qualidade de vida bem melhor e mais saudável!

Se gostou deste conteúdo, já aproveita e segue a @magrassoficial nas redes sociais, que vem muito conteúdo legal aí.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *