Ahhh os hormônios! Quem nunca ouviu na adolescência que os “hormônios estão à flor da pele”? Mas será que os hormônios só aparecem no corpo lá pelos 15 e 16 anos?
Em caso de dúvida a resposta é não! Os hormônios controlam quase todo seu organismo, desde acordar, sentir fome, se sentir saciado e cansado. Já dá para perceber que os hormônios influenciam no processo de emagrecimento também, né?
Alguns hormônios precisam estar bem regulados para que todo seu organismo funcione a favor do emagrecimento saudável, entenda:
Você já ouviu falar de grelina e leptina?
Estes são os famosos hormônios que controlam a fome e a saciedade. Quando eles estão em equilíbrio, você não sente vontade de comer o tempo todo. E o mais importante, eles são regulados à noite enquanto você dorme! Por isso é essencial ter uma rotina de sono, com hora para dormir e acordar.
O ideal é que um adulto durma no mínimo 7 horas por noite. E se você dorme menos do que isso e se sente bem, cuidado! Talvez seja essa a resposta da sua irritabilidade, falta de atenção, resistência a insulina, e claro, hormônios desregulados, gerando mais fome no dia seguinte e menor percepção de saciedade.
Um outro hormônio que está super ligado com o processo de emagrecimento é o cortisol! Ele é o hormônio que sinaliza o estresse.
O cortisol é um hormônio hiperglicemiante, ou seja, quando ele está elevado, irá provocar aumento da quantidade de glicose no sangue, aumentando também a chance de desenvolver resistência à insulina.
A nível de metabolismo, cortisol é um hormônio que quando aumentado promove diminuição da quebra de gordura, inibe a utilização da glicose na célula, aumenta o apetite e reduz a produção de leptina, além de promover a degradação protéica que, por consequência, pode refletir na diminuição da massa muscular corporal.
Por isso, manter os níveis de cortisol adequados merece uma atenção especial, né?
Temos também a testosterona e o estrogênio, que possuem ligação com a construção muscular e distribuição de gordura, entre várias outras funções. São eles que ditam onde vamos acumular mais ou menos gordura e também a forma ou velocidade que vamos ganhar massa magra!
Agora você já sabe que quando o assunto é emagrecimento a leptina, grelina, cortisol, testosterona e estrogênio são alguns dos hormônios que precisa manter regulados.
Mas muita atenção! Nada de fazer reposição hormonal por conta própria! Essas tentativas podem gerar outras complicações e desequilibrar todo seu organismo que deve funcionar em perfeita harmonia.
Procure um profissional! Uma nutricionista pode ajudar nesse processo, ajustando sua alimentação e estilo de vida! E, claro, aqui na Magrass temos tratamentos específicos que vão ajudar a regular seu organismo para uma vida mais saudável.
Agende sua consulta!