Estética, Magrass

Máscara facial de argila: como usar as diferentes cores

Baratas, práticas e naturais. Saiba como as máscaras faciais de argila te ajudam a incrementar a rotina de cuidados com a pele

Cada vez mais as máscaras faciais têm conquistado as apaixonadas por skin care. Existem diversas versões como as em creme, lenço, roll-on ou de argila. Os princípios ativos incluem hidratação, efeito detox, revitalização, melhora da elasticidade da pele e até a diminuição das rugas. Para cada objetivo, há um produto diferente.

Dentre as opções, a argila tem se tornado um sucesso como aliada da beleza graças a seu preço acessível, funcionalidade, versatilidade e disponibilidade no mercado, sendo que pode ser encontrada inclusive em lojas de produtos naturais.

As argilas são ótimas para quem busca esfoliação e uma limpeza profunda na pele, removendo as impurezas acumuladas nos poros. Suas funcionalidades mais específicas dependem da coloração, que deve ser escolhida de forma a adaptar ao seu tipo de pele.

Para saber qual argila é a mais indicada para você, vamos explicar a indicação de cada uma delas. Mas antes, vamos conhecer um pouco mais sobre este mineral multifuncional?


O que é a argila?

A argila nada mais é do que um ingrediente natural formado a partir de rochas vulcânicas. É composta por grãos extremamente finos de alumínio e sílica, água e outros óxidos que dão as diferentes tonalidades e propriedades.

Este versátil ingrediente é comum no nosso dia a dia, estando presente desde a fabricação de revestimentos até as rotinas de beleza. Há milhares de anos atrás, no antigo Egito, era utilizada inclusive no processo de mumificação.

Agora que você já conhece um pouco sobre a argila e suas funcionalidades, saiba como cada cor pode ajudar sua pele a ficar ainda mais linda!


A argila e suas cores

A tonalidade da argila, dada em função das diferentes composições, também altera sua funcionalidade. As máscaras faciais podem ser feitas semanalmente para peles mais oleosas ou quinzenalmente no caso das mais sensíveis.

Confira os benefícios de cada uma e escolha a melhor opção para o seu tipo de pele!


Branca

Por ter um pH muito próximo ao da pele, é a mais suave de todas e indicada para peles sensíveis e desidratadas. Dentre seus benefícios estão sua capacidade cicatrizante, adstringente e clareadora. Ela também estimula a produção de colágeno e auxilia na redução da inflamação.


Verde

É uma das mais comuns no mercado, usada principalmente em peles oleosas e acneicas por ter poderes adstringentes e bactericidas. É rica em cálcio, óxido de ferro, potássio, magnésio e zinco que ajudam a proteger e acalmar a pele.


Preta

Também conhecida como “lama negra”, esta é considerada a mais nobre de todas as opções. Possui alto teor de alumínio e silício, por isso tem potente função anti-inflamatória e detox. É ótima na absorção de impurezas e toxinas, além de estimular a circulação sanguínea reduzindo a flacidez e as linhas de expressão.


Amarela

Por possuir alto teor de silício e antioxidantes, esta argila ajuda a regenerar os tecidos e a dar um aspecto jovem para a cútis. Auxilia na remoção de manchas, tonifica, nutre e devolve aquele viço bonito para a pele.


Vermelha

A maior presença de óxido de ferro e cobre é a responsável pela coloração avermelhada deste tipo de argila que é indicada, principalmente, para quem tem a pele sensível. Esta versão possui propriedades antiestresse e antienvelhecimento, sem falar no auxílio à respiração celular que estimula a produção de colágeno.
A argila vermelha também é conhecida por ser utilizada no tratamento de drenagem linfática com a finalidade de desintoxicar o organismo.

Como incluir a máscara facial de argila na rotina

Agora você já sabe um pouco sobre cada tipo de argila, confira o passo a passo para incluir as máscaras faciais na sua rotina de skin care!

Passo 1: Após escolher a argila mais indicada para seu tipo de pele, coloque uma colher de sopa (10 g) do produto em um recipiente e acrescente água aos poucos até formar uma pasta.

Passo 2: Com o rosto limpo, utilize as mãos ou um pincel para aplicar a máscara em toda a pele. Realize movimentos de dentro para fora, lembrando de tomar cuidado com a área dos olhos e lábio.

Passo 3: Após cobrir toda a face com uma camada generosa, deixe secar por cerca de 20 minutos.

Passo 4: Enxague o rosto com água fria ou morna fazendo movimentos delicados. Finalize com o hidratante de sua preferência e protetor solar, caso seja dia.

Pronto!

Incluindo este passo em sua rotina você garante uma pele linda, viçosa, hidratada, além de uma maior durabilidade na maquiagem.

Gostou das dicas?

Compartilhe com sua amiga que é fã de skin care!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *